sexta-feira, julho 26

Resenha - O Céu Está Em Todo Lugar


 
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219374
Ano: 2012
Páginas: 424
Autor: Jandy Nelson




Olá pessoal, como vão? Bom, hoje vim lhes trazer o livro ´O Céu está em todo lugar` da Jandy Nelson.

"Eu deveria estar de lutonão me apaixonando. Às vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo"

     Nossa história gira em torno de Lennie Walker, uma garota simples que ama ler e tocar seu clarinete. Lennie é a irmã mais nova, vive na sombra de sua irmã Bailey que é seu oposto. Extrovertida, que adora curtir a vida. Porém, Bailey morre de forma abrupta, uma hora estava ensaiando uma peça de teatro e de repente morre. A história começa logo após a morte da irmã de Lennie, e acompanhamos o desenrolar de seu luto. Agora ela não sabe o que fazer, não sente mais vontade de tocar seu clarinete, mas Lennie em seu luto, começa a escrever frases sobre o que sente realmente em todos os lugares e espalhar pelos ventos. Quando nossa protagonista resolve voltar para a aula se depara com um garoto novo, o nosso querido Joe Fontaine (que é da França!). Joe é todo alto astral, divertido e começa a mostrar pra Lennie (John Lennon, apelido que ele dá para ela) que a vida pode voltar a ser divertida. Mas Lennie ainda sente muita falta de sua irmã e aí é que entra o Toby (namorado de sua irmã). Toda vez que Toby e Lennie se encontram, eles apoiam um ao outro em seu luto. Apesar de sentir muita falta de sua irmã, ela se vê numa situação complicada: Estaria se apaixonando pelos 2, mas o que ela deveria fazer? Escolher aquele que consegue alegrar seu dia, ou aquele que compartilha de seu luto?

    No livro, percebemos os pensamentos e sentimentos de Lennie todos organizados, então percebemos que Lennie realmente foi afetada pela morte de sua irmã, e ao perceber que ela está se apaixonando (sentimento que nunca havia sentido antes) ela sente uma explosão de sentimentos todos juntos ao mesmo tempo. Felicidade, tristeza e até mesmo culpa por nunca poder contar isso para sua irmã. A história nos mostra que o luto é uma coisa que todos nós vamos passar (ou já passamos) e cada um tem uma maneira diferente de lidar com ela, apesar de que sentiremos sempre a falta de alguém, a vida segue e que não podemos permanecer nele para sempre. Temos que nos expor e procurar a nossa própria felicidade, por nós e por aqueles que nós amamos e que já se foram. O livro, apesar de suas 400 e poucas páginas, é uma leitura rápida, que flúi. Li ele em menos de dois dias e foi um passatempo divertido. Logo que comecei a ler eu tomei um susto pois o livro inteiro é escrito em primeira pessoa no presente, estranhei um pouco mas logo comecei a entrar no enredo e engajei num ritmo que me fez terminar rápido. 
     O livro é totalmente fofo, desde a personagem Lennie (ela adora O Morro dos Ventos Uivantes), que escreve seus sentimentos em copos, folhas, papel de bala, árvores e afins espalhando por aí, até a diagramação. Ele é todo decorado, cada divisão de capítulos tem uma imagem de alguma das frases que a protagonista espalhou pelo mundo, a cor da letra é azul e a capa é mais durinha do que o normal, mas não chega a ser capa dura. Enfim, ele é um livro todo fofo e não me arrependi por ter pago o preço que paguei nele na época. 

"Quis dizer que pressinto como a monte está por perto. Como nos espreita. E quem quer saber disso? Quem quer ter o conhecimento de que estamos a apenas um suspiro despreocupado da morte? Quem quer saber que a pessoa que você mais ama e de quem precisa pode simplesmente desaparecer para sempre?" - O Céu Está Em Todo Lugar. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário