segunda-feira, junho 15

[RESENHA] A Mão Esquerda da Escuridão




A Mão Esquerda da Escuridão é um livro de ficção científica escrita pela Úrsula K. Le Guin que se passa no futuro. Nosso protagonista Genly Ai se encontra em um planeta chamado Inverno (que é tão frio como o nome) com a missão de passar uma mensagem para os governantes, convidando-os para se juntarem ao Ekumen que seria um tipo de organização que ajuda na comunicação entre diversos mundos. Porém os habitantes de Inverno tem características bem peculiares, não existe feminino ou masculino, essas pessoas são ambos ao mesmo tempo, a cultura é bem medieval e as pessoas muito fechadas. Como Genly Ai poderia se enturmar com pessoas tão diferentes dele, numa sociedade tão rudimentar e convencê-las a aceitar o trafego de alienigenas em suas terras? Nosso protagonista é demasiado humano, com seus preconceitos e cultura, nos quais ele tem que aprender a deixar de lado para conseguir ter sucesso em sua missão, caso contrário ele irá fracassar.
              Comprei esse livro porque me desafiei a sair de minha zona de conforto das fantasias e gostaria de começar a ler mais ficção cientifica impulsionada pelo meu amor por Star Wars, mas confesso que não sei se fiz uma boa escolha ao pegar este livro pra ser o meu primeiro Sci-Fi. Tive dificuldade no começo para conseguir me situar com o bombardeio de nomes de planetas, calendário diferente e alguns outros assuntos abordados no livro, mas no decorrer da história você acaba se acostumando e no final do livro tem um dicionário dos termos usados. Porém, por outro lado foi um livro que gostei pelos diálogos que contém, as filosofias e tabus abordados no livro são tão profundos que acabam te sugando de um modo, são assuntos tão reais que você esquece ser uma ficção escrita a tantos anos atrás. A respeito da linguagem utilizada, tirando meu problema com vários termos científicos, é uma escrita de fácil compreensão.
Pelos motivos que já ditei a cima sobre ser meu primeiro livro de ficção num nível "avançado" por assim dizer, pretendo explorar ainda mais essa área e quero muito reler A Mão Esquerda da Escuridão pra me familiarizar ainda mais, também por haver alguns momentos lentos que não gostei tanto assim, mas sei que foi necessários para o crescimento pessoal do personagem. Estarei dando 4 luas.
☾    

Sinopse
Genly Ai foi enviado a Gethen com a missão de convencer seus governantes a se unirem a uma grande comunidade universal. Ao chegar no planeta Inverno, como é conhecido por aqueles que já vivenciaram seu clima gelado, o experiente emissário sente-se completamente despreparado para a situação que lhe aguardava. Os habitantes de Gethen fazem parte de uma cultura rica e quase medieval, estranhamente bela e mortalmente intrigante. Nessa sociedade complexa, homens e mulheres são um só e nenhum ao mesmo tempo. Os indivíduos não possuem sexo definido e, como resultado, não há qualquer forma de discriminação de gênero, sendo essas as bases da vida do planeta. Mas Genly é humano demais. A menos que consiga superar os preconceitos nele enraizados a respeito dos significados de feminino e masculino, ele corre o risco de destruir tanto sua missão quanto a si mesmo.Saudado pela revista Newsweek como uma obra-prima da ficção científica, o livro também é tido como um marco na literatura ficcional por tratar de temas como polarização política, contestações e conflitos religiosos, liberação feminina e igualdade entre os sexos. Ganhador dos Prêmios Hugo e Nebula.


"- O desconhecido - disse a voz de Faxe na Floresta -, o não previsto, o não provado: É nisso que se baseia a vida."

Bom pessoas, espero que tenham gostado dessa resenha, críticas,dicas e sugestões por favor podem me falar nos comentários aqui embaixo. Caso conheçam livros de ficção cientificas para iniciantes comente também, será de uma imensa ajuda.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário